Entenda a diferença entre direção técnica e direção clínica de um hospital - Notícias

Entenda a diferença entre direção técnica e direção clínica de um hospital

São cargos diferentes, cada um com seus deveres e responsabilidades.


Compartilhar

Há poucos dias, como noticiamos AQUI, tivemos a renovação da direção clínica da FHDOD. Mas você sabe qual a diferença entre direção técnica e direção clínica de um hospital?

Para garantir a ordem nas relações de trabalho é necessário um organograma funcional que determine cargos, funções, suas atribuições e responsabilidades em qualquer empresa ou instituição.

Nos hospitais não seria diferente. O Conselho Federal de Medicina estabelece normas sobre as responsabilidades, atribuições e direitos dos diretores técnicos, diretores clínicos e chefias de serviço em ambientes médicos.

O médico diretor técnico, função exercida na FHDOD pelo Dr. Paulo Azeredo, que tem como vice o Dr. Helder Fernando Cunha dos Santos, responde eticamente por todas as informações prestadas perante os conselhos de medicina (federal e regional), autoridades sanitárias, Ministério Público, Judiciário e demais autoridades, pelas formalidades do funcionamento da instituição de saúde. Entre suas atribuições estão assegurar condições dignas de trabalho visando ao melhor desempenho do corpo clínico e dos demais profissionais de saúde, organizar a escala de plantonistas e zelar pelo cumprimento das normas e pelo bom funcionamento da instituição.

Já o diretor clínico, cargo recentemente assumido pelo Dr. Odilon Klauberg e como vice a Dra. Liane Sauer, é o médico representante e coordenador do corpo clínico e por esta razão eleito de forma direta pelos médicos da instituição. É o elo entre o Corpo Clínico e a Direção Técnica e Direção Geral da instituição. Entre seus deveres estão supervisionar a execução das atividades de assistência médica da instituição, comunicando ao diretor técnico quanto às condições supervisionar a efetiva realização do ato médico, coordenar a gestão do corpo clínico e assegurar que cada paciente esteja devidamente amparado pelos profissionais sob sua direção.